quinta-feira, 2 de outubro de 2008

MACONHA (Cannabis sativa)

(apud Ronnayse Calado)
Maconha: Informações para adolescentes

1. O que é maconha?
Existem tipos diferentes de maconha?
È uma combinação de flores e folhas da planta conhecida como Cannabis sativa, e pode ser verde, marrom ou cinza. Termos usados: erva, mato, marijuana, baseado, etc.
A “sem semente” (sinsemilla), o haxixe, o óleo de haxixe e o Skank são variações mais potentes da maconha.
Em todas as suas modalidades, a maconha afeta a mente, ou seja, altera a função normal do cérebro porque contém um princípio ativo chamado THC (delta-9-tetrahidrocanabinol). Além do THC, a planta da maconha contém mais de 400 substâncias químicas.

2. Como se usa a maconha?
Em geral, é fumada como cigarro (baseado). Pode ser misturada ao tabaco do cigarro ou fumada sozinha (pura) que contém maior quantidade do princípio ativo.

3. Por quanto tempo a maconha permanece no corpo?
A substância THC é absorvida profundamente pelos tecidos gordurosos de várias partes do corpo. Estes tecidos liberam lentamente a droga. Geralmente, podemos encontrar restos de THC nas análises toxicológicas de urina até vários dias depois de a pessoa ter fumado maconha. Entretanto, no caso de pessoas que fumam muita maconha (fumantes crônicos), podemos encontrar restos de substâncias até várias semanas depois de ter fumado.

4. Quantos adolescentes fumam maconha?
Ao contrario da opinião de muitos, a maioria dos jovens não fumam maconha e, possivelmente nunca a usará. Nos Estados Unidos, um em cada seis estudantes do ensino médio consome a maconha atualmente. E no Brasil, um em cada dez não a usa.

5. Por que os jovens usam maconha?
Existem algumas razões pelas quais algumas crianças e adolescentes consomem maconha. A maioria das pessoas que fumam maconha, o faz porque tem amigos, irmãos ou irmãs que fumam e a pressiona a provar. Alguns jovens fumam porque vêem outros em sua família usando. Outros fumam porque pensam que quem fuma a maconha se torna superior ou invejável, porque músicas falam sobre a cannabis ou mesmo porque vêem sendo usadas em filmes ou na televisão. Mas não importa a quantidade de ilustrações nas camisetas ou bonés, e não importa quantos grupos musicais cantem sobre ela; o importante é saber que: Não é preciso fumar maconha só porque se acha que todos fumem. A maioria dos adolescentes não usa.

6. O que acontece se você fumar maconha?
Os efeitos da droga em cada pessoa dependem da sua experiência pessoal, e de outros fatores como:
Ø
Um fato sobre a maconha: “A maconha realmente pode prejudicar você. Fumá-la pode afetar o desempenho na escola, nos esportes e outras atividades”a potência da maconha (seu conteúdo de THC);
Ø o que a pessoa espera quando usa;
Ø o lugar em que se usa a droga (o ambiente onde é usada);
Ø como se consome (qual a forma de uso), e
Ø se a pessoa está bebendo álcool ou usando outras drogas.
Algumas pessoas não sentem nenhuma alteração quando fumam maconha; outras se sentem relaxadas ou alegres. Algumas vezes, a maconha faz com que a pessoa sinta muita sede ou fome. Algumas pessoas sofrem efeitos negativos. Podem sentir-se, de repente, muito ansiosas e terem sensações de paranóia. Isso acontece geralmente nos casos em que se usa uma variedade forte de maconha.

7. Quais são os efeitos negativos imediatos da maconha?
Entre os efeitos a curto prazo são:
Ø problemas de memória e de aprendizagem;
Ø percepções visuais, auditivas, de tato e do sentido de passagem do tempo alteradas;
Ø dificuldades para pensar claramente e para resolver problemas;
Ø menor coordenação física;
Ø ansiedade, ataques de pânico, e aceleração cardíaca.
Estes efeitos são ainda mais graves quando se mistura a maconha com outras drogas. Em muitas ocasiões, a pessoa nem sequer sabe quais outros tipos de drogas podem ter sidos misturados à maconha.

8. Como a maconha afeta o desempenho escolar, esportivo e de outras atividades?
Uma das maiores preocupações do uso da maconha pelos jovens é que o consumo da droga pode realmente atrapalhar o desempenho na escola, nos esportes, na família, e nas relações com os seus amigos (principalmente como os que não usam). Uma pessoa sob o efeito da maconha tem mais chances de cometer erros, de se machucar, de se envergonhar pelas coisas que faz sob efeito e até de machucar os outros. Se você fumar maconha freqüentemente, terá menos energia e poderá perder o interesse por sua aparência pessoal e por seu desempenho escolar ou por trabalho. Além disso, existe uma forte relação entre o uso de drogas e as práticas sexuais arriscadas que podem levar à contaminação pelo HIV, vírus causador da AIDS.

9. Quais são os efeitos da maconha a longo prazo?
As pesquisas médicas realizadas até hoje verificam que o uso regular da maconha (THC) é provavelmente um fator que contribui para alguns tipos de câncer e problemas do sistema respiratório, imunológico e reprodutivo:
Ø Câncer – é difícil ter certeza sobre a associação do uso da maconha e o câncer. Sabemos que a fumaça dos cigarros causa câncer, e que a maconha contém algumas dessas mesmas substâncias químicas e outras que também causam esta doença. Os estudos mostram que uma pessoa que fuma cinco cigarros de maconha na semana provavelmente está consumindo a mesma quantidade de produtos tóxicos cancerígenos que uma pessoa que fuma um maço de cigarros por dia.
Ø Pulmões e vias respiratórias – as pessoas que fumam maconha freqüentemente desenvolvem os mesmos problemas respiratórios que aquelas que fumam cigarros. Apresentam uma tosse persistente, um assobio respiratório, e tendem a resfriar-se com mais freqüência do que aquelas que não fumam.
Ø Sistema imunológico – os estudos científicos com animais têm demonstrado que o THC pode danificar as células e os tecidos que ajudam a proteger o organismo das pessoas contra as doenças.
Ø Sistema reprodutivo – o uso freqüente da maconha pode afetar os hormônios dos homens e das mulheres. Devido ao THC, os jovens podem ter uma puberdade tardia e as jovens podem sofrer mudanças no seu ciclo menstrual (ovulação e períodos menstruais)

10. A maconha leva ao consumo de outras drogas?
Pesquisas entre estudantes do nível médio que usam drogas “pesadas” indicam que a maioria deles iniciou o uso de drogas pela maconha, antes de passar para outras substâncias (cocaína, anfetaminas, heroínas).
A maconha põe crianças e jovens em contato com pessoas que usam e vendem outras drogas além da maconha. Neste sentido, existe maior risco de que os jovens usuários de maconha estejam mais expostos e tenham maior tentação de provar outras drogas.

11. Como podemos saber se alguém estava fumando maconha?
Quando alguém fuma maconha pode ser que:
Ø pareça estar com um pouco de tontura ou que tenha problemas ao caminhar;
Ø pareça estar meio “bobo” e rindo sem nenhuma razão;
Ø tenha os olhos vermelhos e irritados;
Ø tenha dificuldade para lembrar como as coisas aconteceram.
Á medida que os efeitos vão passando, após algumas horas, pode ser que a pessoa sinta muito sono.

12. Como a maconha afeta a capacidade de dirigir um carro?
A maconha tem efeitos sabidamente perigosos na capacidade de dirigir um carro. Afeta a rapidez dos reflexos de uma reação, a coordenação, a concentração, e o desempenho. Por exemplo, a maconha pode fazer com que o individuo não tenha noção de distâncias e demore a reagir diante de diversos sinais visuais e auditivos importantes.
A maconha é uma das causas de acidentes de trânsito. Um estudo mostrou que 15% dos motoristas de carro ou de motocicleta que se envolveram em acidentes tinham usado maconha. Além disso, outros estudos constataram que 17% das vítimas de acidente tinham tanto THC como álcool em seu sangue.

13. Em certas ocasiões a maconha é usada como medicamento?
A maconha não é usada como medicamento. Tanto nos Estados Unidos como no Brasil existem leis que proíbem seu uso como remédio. Fumar maconha, portanto, nunca é tratamento. Porém, alguns países utilizam o THC, princípio ativo da maconha, como medicamento. O THC é usado em comprimidos ou líquidos nesses países, em tratamento de náuseas e vômitos associados com o tratamento de certos tipos de câncer. Na sua forma de medicamento oral, o THC também pode ser usado no tratamento de pacientes com AIDS, como estimulante do apetite, auxiliando na manutenção do peso.

14. A maconha pode prejudicar o bebê quando a mãe é usuária?
Os médicos recomendam às mulheres grávidas que não usem qualquer tipo de drogas, álcool ou cigarro, pois o feto pode ser prejudicado. Alguns estudos científicos indicam que os bebês de mães que fumam maconha nascem pesando e medindo menos, e as dimensões de suas cabeças são menores do que as dos bebês das mães que não usam drogas. Os bebês pequenos têm maior tendência a sofrer problemas de saúde. Também existem estudos que indicam que as crianças de mães que fumam maconha podem ter problemas no sistema nervoso. Os pesquisadores ainda não sabem se os problemas causados pela maconha nos bebês poderiam continuar durante o crescimento da criança.

15. Como a maconha afeta o cérebro?
O THC afeta as células do cérebro onde são formadas as memórias. Isto dificulta o individuo a lembrar-se de eventos recentes e de guardar coisas que estão sendo ensinadas, tornando difícil o aprendizado. Para poder aprender e desempenhar tarefas que requerem mais de uma etapa, é necessário que o indivíduo tenha memória recente ativa e intacta. Os estudos indicam que as pessoas que têm consumido muita maconha durante anos, sofrem várias conseqüências em suas funções mentais.

16. As pessoas que usam maconha podem vir a ser dependentes?
Sim, o usuário de maconha pode vir a desenvolver dependência. Isto ocorre quando passa a sentir que é necessário usar a substância para se sentir normal. O dependente sente muita falta da maconha quando não a usa. Aproximadamente 100.000 pessoas por ano solicitam tratamento para deixar de usar maconha nos Estados Unidos. Este fato demonstra que eles são tão dependentes a ponto de precisar de ajuda para parar de usar. Algumas das pessoas que usam maconha freqüentemente desenvolvem tolerâncias. A “tolerância” quer dizer que a pessoa necessita de maior quantidade da droga para obter os mesmos efeitos que anteriormente.

17. O que faz a pessoa eu quer parar de usar maconha?
Até alguns anos atrás, era muito difícil encontrar programas especificamente desenvolvidos para pessoas dependentes de maconha. Agora, os pesquisadores estão estudando diferentes maneiras de ajudar essas pessoas a parar de fumar. Até o momento, não existem medicamentos para tratar a dependência da maconha. Desta forma, os programas de tratamento se concentram em aconselhamento, orientação e sistema de grupos de apoio. Também existem programas desenhados especificadamente para ajudar os adolescentes que abusam das drogas. Os médicos também são uma boa fonte de informação quando necessitamos ajudar um adolescente com problemas causados pelo uso da maconha.